domingo, 12 de abril de 2009

Santa sexta-feira, Batman!

Quando eu era criança, durante a semana santa, a Sessão da Tarde sempre apresentava filmes com temática religiosa, prática que resiste até os dias de hoje, só que naqueles tempos pré-Padre Marcelo, as produções de então volta e meia contavam a vida de Jesus ou de algum outro personagem bíblico. Me lembro de um filme que retratava as aparições de N. Sra. de Fátima, quando o terceiro segredo ainda era envolto em mistérios pela Igreja Católica e, por isso, eu tinha um pouco de medo do filme. Não me perguntem porquê. Ainda mais que “aparição” nunca foi uma palavra que me deixasse muito confortável.

Apesar disso, cresci e acabei me interessando pelo assunto. E hoje sou grande fã de programas do Discovery, National Geographic, History e afins que traçam paralelos entre ciência e arqueologia e trechos bíblicos. Esse final de semana foi um prato cheio. Assisti a vários. O mais interessante foi um que falou sobre as 10 Pragas do Egito (que minha amiga Lucília jura que foram 7) e explicou como a erupção de um vulcão na ilha de Santorini, na Grécia, desencadeou a série de eventos que culminaram com o êxodo dos israelitas para a Terra Prometida.

Para não deixar a tradição de lado ainda consegui ver uns trechos de uma versão mais recente de Os Dez Mandamentos. Produção fraquinha mas com a curiosa participação de Naveen Andrews – o Sayd de Lost – no papel de (pasmem!) um egípcio.
Confesso que enquanto estava na frente da minha tevê, não pude deixar de me sentir um pouco nostálgico e com saudade daqueles filminhos da Sessão da Tarde que via com minha mãe e meus irmãos entre canecas de leite com Nescau e bolinhos de chuva.

Um comentário:

  1. pensei a mesma coisa quando ligay a TV. Mas ae saí pra beber algo... rs

    ResponderExcluir